PROJETOS
  (19) 3013-1032     (19) 99641-8988

METODOLOGIA

A PAIXÃO VEM DO ORGULHO DE SUA CRIAÇÃO

O objetivo central do Laboratório Little Maker é cativar os alunos ao redor do processo criativo. Do processo criativo surgem desafios e dos desafios a demanda por conhecimento.

Inventar faz parte da nossa natureza. Observamos na criança a criatividade fervente nas brincadeiras e atividades escolares, porém nós adultos deixamos esta aptidão de lado para seguir regras e convenções. E pior, desde cedo começamos a tolir nossas crianças, com frases do tipo: "Não inventa moda, é assim que se faz".

Os grandes gênios da história se destacaram não pelo grande acumulo de conhecimento ou uma capacidade de pensar acima do normal. É comum relatos de gênios que tinham dificuldades na escola, por não seguirem as convenções. Eles eram gênios porque pensavam diferente, tinham um olhar inventivo para todas as coisas, não perderam o olhar de criança.

O Movimento Maker acredita que não existe limites para a invenção, isto é um hábito, uma cultura. Todo mundo é capaz de criar, mudando o mundo a sua volta. Tudo é uma questão de misturar de ingredientes certos: pessoas, ambiente e ferramentas.

Nós da Little Maker propomos começarmos isso o mais cedo possível, pois nada melhor do que criar este hábito, esta cultura, em quem ainda não tem os vícios dos adultos e a criatividade está fervente, "as crianças". E criar o mundo a sua volta estimula a confiança e a certeza do "ser capaz" de fazer, de "empreender" novos desafios, de ir além.

Usamos a tecnologia e arte como ingredientes para a inventividade, para formar pessoas com olhares diferentes: inovadoras e empreendedoras. E a inovação e empreendedorismo se aplicam em todos os domínios da vida, em todas as profissões. Questionar métodos e processos, fazer coisas novas, acreditar que pode mudar o seu mundo!

Nesta metodologia, o conhecimento não é apresentado da forma tradicional, verticalmente do professor para o aluno. Ela é baseada em um processo de descoberta através do professor como um “facilitador de conhecimento”. Sempre partindo de uma demanda do aluno. O papel da Little Maker é fornecer o ambiente, material e abordagem adequadas para que os alunos projetem suas próprias invenções.

A paixão vem do orgulho se sua criação. É um ciclo positivo de busca por desafios maiores e consequentemente mais conhecimento.

No laboratório são trabalhados:

APRENDIZADO BASEADO EM PROJETOS

PROCESSO DE IDEAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES

COORDENAÇÃO MOTORA

VIVÊNCIA PRÁTICA DE CONCEITOS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS

TRABALHO EM EQUIPE

BUSCA POR INFORMAÇÕES

APRENDIZADO POR ERROS E SUPERAÇÃO

COMPARTILHAR CONHECIMENTO

PRAZER DA CONQUISTA

MOVIMENTO MAKER

INVENTAR FAZ PARTE DE NOSSA NATUREZA

O Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica e técnica da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a idéia de que pessoas comuns como eu e você podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. (definição Wikipedia).

Este movimento defende que haverá mudança na forma como os produtos serão criados no futuro, alterando o foco de onde partem as idéias. Deixa de ser de um time especializado dentro da indústria pensando o que as pessoas podem querer e passam a ser pessoas comuns resolvendo problemas cotidianos que depois são industrializados.

A proposta de estimular a “invenção” por todos se alinha perfeitamente com o que prega o construtivismo, com a máxima “Inventar é Aprender” de Jean Piaget. Desta forma foi inevitavel a aplicação deste movimento também na educação por diversas iniciativas (veja abaixo “Embasamento de nossa Metodologia”).

OS 4 P'S

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM MAKER

Mitchel Resnick apresenta os quatro P’s como forma de enfatizar a importância da abordagem Maker, que seguem (tradução adaptada):

PROJETOS

As ideias partem das próprias crianças, sendo estimulada a organização e planejamento das atividades em equipes, trabalhando com materiais diversificados de sucata à eletrônica.

PARES

Todos ensinam e aprendem, compartilhando informações e experiências, o conhecimento flui de forma horizontal pelos “iguais” e não na forma professor->aluno.

PLAY (brincar/experimentar)

Só se aprende tentando, mão na massa, errar, reavaliar, corrigir e superar, hora de construir o conhecimento.

PAIXÃO

O ciclo positivo do orgulho de construir sua própria “criação”, aumentando a auto-estima e buscando desafios cada vez maiores.

SOBRE NÓS

Usamos a tecnologia e arte como ingredientes para a inventividade, para formar pessoas com olhares diferentes: inovadoras e empreendedoras. E a inovação e empreendedorismo se aplicam em todos os domínios da vida, em todas as profissões. Questionar métodos e processos, fazer coisas novas, acreditar que pode mudar o seu mundo!

              

GALERIA DE FOTOGRAFIAS

TENHO INTERESSE

Cadastre-se para agendar uma aula experimental sem compromisso!

Seu filho está pronto?

O futuro é dos Makers!

   Cadastre-se